A partir da segunda-feira, 8 de setembro, o Rio de Janeiro vai sediar no Museu de Arte Moderna (MAM) a primeira edição do Brazil Design Week, onde acontecerão lançamentos de coleções e debates sobre os rumos da atividade no Brasil, além da exposição "Design Brasil Século XXI - Inovação na Indústria Brasileira", sob curadoria de João de Souza Leite, professor da ESDI e da PUC-Rio.
Os organizadores pretendem mobilizar toda a cidade em torno do design. Por exemplo, a promoção "Design Botequim" (Projeto Rio de Bar em Bar) irá selecionar os melhores mobiliários de botequim para utilização nos bares do Rio Antigo e, na atividade "Faculdades de Portas Abertas", as faculdades de design apresentarão exposições, visitas guiadas, trabalhos realizados, palestras e atividades ligadas ao tema.
Paralelamente, em diversos pontos da cidade acontecerá o movimento Rio + Design, tendo a curadoria da designer Ângela Carvalho, que motivou os empresários cariocas a participarem. Durante toda a semana, inúmeros ateliês, lojas e exposições farão seus lançamentos. Cada estabelecimento elegeu uma forma criativa de chamar a atenção do público para o tema design.
"A exemplo da Feira de Milão, que de um evento fechado acabou mobilizando toda a cidade para um tema comum, queremos fazer deste evento um movimento carioca que mostre que o Rio é design", destaca Ângela. O Brazil Design Week é coordenado pela Associação Brasileira de Design (ABEDESIGN) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). E conta com apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Sebrae e Philips. O evento vai ocupar uma área de 1.500 m² até 14 de setembro e estima a presença de 3 mil visitantes. Para mais informações sobre a programação do Brazil Design Week, veja o site www.brazildesignweek.com.br. Para o Rio + Design, veja em site www.riomaisdesign.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário