quinta-feira, 6 de novembro de 2008

ASP anuncia mudanças para o WCT 2009.

A entidade máxima do surf internacional de competição mudou o tradicional formato de baterias envolvendo 48 atletas na primeira fase, sendo que em 2009, os patrocinadores poderão optar pelo formato novo ou antigo.

A partir de 2010, patrocinadores e competidores não terão mais opção, pois o novo formato vai começar a vigorar em definitivo, a repescagem vai acabar e o prazo de espera para o começo das provas vai diminuir de 4 para 3 dias.

No novo formato 32 atletas vão competir em baterias homem-a-homem em duas fases distintas. A primeira fase vai ser disputada pelos atletas ranqueados do 17º ao 27º lugar, incluindo 3 atletas convidados pela ASP, 15 atletas com acesso pelo WQS, além de 3 wildcards do patrocinador de cada etapa.

Os top 16 só vão entrar em ação na fase seguinte, enfrentando os 16 melhores da primeira fase, sendo que os top 10 do ano anterior entram na mesma posição da chave ao longo de toda competição, enquanto os surfistas colocados entre 11º e 16º lugares terão que garantir o privilégio com bons resultados pois poderão ser substituídos por quem corre atrás.

Nenhum comentário: