segunda-feira, 2 de março de 2009

Itacaré e suas maravilhas.



















O município de Itacaré fica no sul da Bahia e é lindo, tem altas ondas, praias paradisíacas escondidas atrás de trilhas, cachoeiras e lagos. Um paraíso não só para os amantes do surf, mas também de outros esportes radicais como rapel, vôo livre, rafting, montain bike e outros.

O povo é hospitaleiro, na culinária além da baiana também incluem-se a tradicional preparada em várias regiões do Brasil e a internacional. Temos que ter um pouco de cuidado com o tempero e escolher melhor o lugar em que vamos comer, optando pelos mais higiênicos, para evitar ter uma dor de barriga daquelas e perder parte da viagem.

Na cidade existe uma rua principal, Pituba, que leva a praia, feito a Rua das Pedras de Búzios, com bares, restaurantes e muito artesanato local. Na noitada a melhor pedida são os dois forrós que rolam em dias distintos na Praia da Concha e os barzinhos da Pituba, no Favela o DJ manda muito bem e arrebenta nos sambinhas. Tudo a ver.

Itacaré teve origem numa igreja fundada por Jesuítas no séc. XVII e tem uma faixa litorânea única para o nordeste brasileiro com o solo fértil, falésias rochosas e a Mata Atlântica avançando até o mar.

Um dos maiores motivos de sua preservação foi o plantio do cacau, que precisa da sombra da mata para ser cultivado. Mas hoje existe a APA- Área de Proteção Ambiental – criada pelo Governo da Bahia em 1993, antes da construção da estrada Ilhéus/ Itacaré em 1998.

Nenhum comentário: