quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ford GT, o mito que desbancou a poderosa Ferrari.







Diz a história que a Ferrari estava para ser vendida e um dos interessados pela montadora seria a Ford, pois queria reforçar sua posição no mercado europeu nos anos 60 e achou que os modelos esportivos e as próprias competições seriam um bom caminho.

Após várias reuniões, documentos preparados, advogados contratados, no dia da assinatura final em Maranello na Itália, Enzo Ferrari leu o contrato final, fez dois círculos em questões que discordava, algo como ser submisso à Ford em competições, levantou-se da mesa e nunca mais voltou.

Nascera aí o Ford GT 40, ou a rixa que fez o empresário Henry Ford II abrir os cofres da empresa para derrotar a Ferrari onde ela mais se sentia superior, nas pistas.

Entre 1966 e 1969 o Ford GT 40 levou os três primeiros lugares da legendária prova 24 Hrs de Le Mans na França, desbancando a favorita Ferrari e tornou-se um mito.

No mesmo período das corridas a Ford produziu cerca de 80 veículos para rodarem nas ruas e no ano do seu centenário 2003, produziu três protótipos do carro que foram produzidos em série no final de 2004, devido ao enorme sucesso.

Nenhum comentário: