quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PARAQUEDISTA TESTARÁ LIMITES DO CORPO HUMANO AO SALTAR DA ESTRATOSFERA.









Em entrevista coletiva realizada nesta sexta (22) em Nova York, o paraquedista austríaco Felix Baumgartner anunciou que saltará da estratosfera em uma queda de 35 mil metros de altitude, atingindo velocidades supersônicas pela primeira vez. O projeto, chamado Red Bull Stratos, está em desenvolvimento há pelo menos três anos e é encarado como missão espacial.

O objetivo de Baumgartner é quebrar o recorde em salto de grandes altitudes, que pertence há quase 50 anos ao ex-piloto da força aérea norte-americana Joseph Kittinger. O próprio Joe Kittinger – que já saltou de uma altura de 31,3 mil metros - faz parte da equipe e presta consultoria direta a Baumgartner.

“Este será um verdadeiro passo rumo ao desconhecido. Ninguém pode prever, de fato, qual será a reação do corpo humano ao alcançar velocidades supersônicas”, declarou Felix. O austríaco subirá até 120 mil pés – o equivalente a 36,5 mil metros - por um balão de hélio, abrigado em uma cápsula pressurizada. Vestindo traje espacial, Baumgartner saltará de uma altitude jamais alcançada em um voo de balão tripulado, mergulhando para seu mais longo, mais alto e mais veloz salto em queda livre.

“Nossas descobertas serão importantes para o futuro dos programas espaciais, que precisam encontrar maneiras que tornem possível o escape de pilotos e astronautas em caso de emergências em grandes altitudes”, explicou Baumgartner. Desde o início do projeto, em 2007, diversos testes ao ar livre e em ambientes que reproduzem as condições da estratosfera já foram realizados. O salto final está previsto para ocorrer no em abril.

Nenhum comentário: